Diferença de Linux e Gnu
Linux é um kernel que faz o processo de executar /sbin/init, modulos (para aceitação de hardware) , executa a biblioteca GNU (GLIBC) (dependência do /sbin/init) inicial libc.so.6 que está localizado em /lib/x86_64-linux-gnu/libc.so.6, faz arquivos temporários por exemplo a cada inicialização em /dev /tmp /proc. Em /dev por exemplo tem na localização /dev/input/mice e ( /dev/input/event3 Keyboard-teclado) O mice é um arquivo gerado pelo o modulo usbhid que faz a função de detectar o mouse para o Xorg atravéz do libinput ou evdev. O kernel executa também em /etc/profile.d a cada inicialização scripts do formato .sh. Entre outros e vários processos.
Gnu é muito importante porque criou a Glibc, compatibilidade com todos os programas existentes para o kernel Linux e grub. Para você perceber como é importante como por exemplo se a Glibc não funcionar o kernel da PANIC fazendo não iniciar.
Todos programas implementados no kernel foram compilados no GCC. A libtool sempre ajudou também na configuração da compilação com o famoso ./configure que define opções de onde instalar tal programa e também definir as opções do que usar no programa ou não usar. Claro que tem alternativas ao libtool como por exemplo: Cmake e Meson. O Make também foi ideia do projeto GNU e também é bastante usado para compilar.
Resumindo: Kernel Linux administra a distro Linux e o GNU é quem faz a ligação do Kernel com vários programas existentes da distro.
Nunca chame uma distro só de Linux porque está errado já que sem o GNU estaria inutilizável.
Extra: Tem um erro de Kernel PANIC que se diz a seguinte mensagem: (kill init, run-init /sbin/init: No such file or directory) muitas vezes podemos concertar usando o comando: ldd /sbin/init verificando se todas as bibliotecas GNU estão certas ou está faltando alguma.
Comentários
Postar um comentário